Delegação japonesa visita Conab e busca ampliar conhecimento sobre mercado de milho e soja do Brasil
Técnicos da ALIC discutem dinâmica da cadeia produtiva de grãos e estreitam laços com o agronegócio brasileiro voltado à suinocultura.

Uma comitiva da Agência para Informação de Produtos Pecuários do Japão (ALIC) esteve na sede da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em Brasília, nesta segunda-feira (8), com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre o funcionamento do mercado brasileiro de milho e soja voltado à produção de rações para suínos.
O encontro foi conduzido pelas áreas de inteligência de mercado e relações internacionais da Conab, e abordou os principais fatores que moldam a oferta e a demanda dos grãos, tanto no cenário interno quanto no comércio exterior.
De acordo com a Companhia, a reunião teve caráter técnico e estratégico, reforçando o diálogo com parceiros internacionais relevantes.
“O intercâmbio de informações com organismos como a ALIC é essencial para consolidar o Brasil como fornecedor global de insumos agropecuários”, destacou a equipe da Conab.
Além da dinâmica do mercado, a delegação japonesa teve acesso a informações sobre políticas públicas de estímulo à produção, os usos industriais do milho e da soja como na fabricação de etanol e óleo comestível e os gargalos logísticos enfrentados pelo setor, sobretudo no escoamento da safra.
Segundo a Conab, encontros como esse integram uma agenda institucional de cooperação internacional, que visa fortalecer o comércio bilateral e ampliar parcerias com países com tradição nas relações comerciais com o agronegócio brasileiro.
COMENTÁRIOS