Sorriso pode se tornar referência nacional em agricultura urbana com novo programa municipal
Vereador Wanderley Paulo e prefeito Alei Fernandes discutem criar oportunidades econômicas por meio da venda de produtos cultivados em áreas urbanas

O município de Sorriso, conhecido como a capital nacional do agronegócio, está prestes a ganhar mais um título de destaque: referência em agricultura urbana e periurbana. Nesta manhã (09), o vereador Wanderley Paulo, reuniu-se com o prefeito Alei Fernandes, secretários municipais e representantes da Controladoria para apresentar o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, uma iniciativa que promete aliar produção sustentável, segurança alimentar e geração de renda para comunidades vulneráveis.
O projeto abrange desde o cultivo de alimentos até a criação de pequenos animais em áreas urbanas e periurbanas, incluindo, produção, processamento e comercialização de alimentos, plantas medicinais e ornamentais. Com capacitação técnica para agricultores e gestores. Incentivo à geração de renda por meio da venda de excedentes.
Alinhado às diretrizes do Governo Federal, inclui a implantação de hortas pedagógicas, capacitação técnica, gestão de resíduos e o incentivo à comercialização de excedentes. A proposta busca não apenas levar alimentos frescos e saudáveis para a mesa da população, mas também criar oportunidades econômicas por meio da venda de produtos cultivados em áreas urbanas.
Durante a reunião, estiveram presentes representantes de diversas secretarias, como a secretária da Mulher, Mara Fernandes, o secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Clóvis Picolo, além de Daniela Marsola Stel, de Assistência Social e representantes da secretária de saúde. A presença de múltiplas pastas reforça o caráter integrado do programa, que envolve desde a produção de alimentos até questões de educação, saúde e meio ambiente.
“Entre os objetivos estão a redução da insegurança alimentar, a geração de renda e o combate às desigualdades sociais, o plano tem com a meta de transformar Sorriso em referência nacional na área. Queremos unir produção sustentável, educação e oportunidades para a população", destacou Wanderley Paulo.
Um dos pontos altos da iniciativa é levar o cultivo de hortaliças, plantas medicinais, arvores frutíferas e ornamentais para escolas e comunidades, capacitando professores, agentes de saúde e agricultores urbanos. A ideia é unir teoria e prática, incentivando a alimentação saudável, a consciência ambiental como a geração de renda.
O vereador Wanderley Paulo destacou que o programa também tem como meta reduzir desigualdades sociais. "Queremos que Sorriso seja exemplo não só na produção agrícola em larga escala, mas também na geração de emprego e renda por meio da agricultura urbana", afirmou.
Na oportunidade o prefeito Alei Fernandes, destacou a importância do programa e o trabalho do vereador. “ Temos que pensar em programas que oportunize geração de renda e coloque Sorriso para o mundo, por isso ações como essa que o vereador trouxe, mostra compromisso com a administração, e esse programa vem de encontro com as nossas propostas de ação, sendo assim será um trabalho em conjunto”, destacou o prefeito
Nos próximos meses, as primeiras ações devem começar a ser implementadas, com foco em comunidades de baixa renda. Se bem-sucedido, o projeto pode transformar Sorriso em um modelo a ser seguido por outras cidades do país, mostrando que é possível conciliar desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social.
COMENTÁRIOS